sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Semana Farroupilha - 14 a 20 de Setembro


À meia-noite do dia 7 de setembro de 1947 nasceu a chama crioula, iniciativa de um grupo de estudantes, para homenagear os soldados mortos na Revolução Farroupilha (1835 - 1845) e na  Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945). Esta chama, que acabava de surgir, significava fertilidade, calor, claridade, ardor, paixão, hospitalidade e coragem. Simboliza, enfim, a tradição gaúcha. Representa o gaúcho idealizado no espírito heroico dos Farroupilhas, com os ideais de justiça e liberdade, visando a aproximação dos povos.

No dia 11 de dezembro de 1964, através de Lei Ordinária, a Assembléia Estadual do Estado do Rio Grande do Sul, oficializou a ronda gaúcha, com o nome de "Semana Farroupilha". Portanto, seu período de comemoração passou a ser de uma semana, do dia 14 à 20 de setembro. Já em 1996 , através da aprovação por Lei Federal, o dia 20 de setembro foi oficializado o Dia do Gaúcho, no qual são homenageados os heróis da Revolução Farroupilha.

Anualmente, durante esta semana a programação dos CTG’s é intensa, no Brasil e em outros países. A chama crioula chega no dia 14 de setembro na maioria dos 2500 CTG’s espalhados por todo o Brasil. No encerramento da Semana Farroupilha, a chama não será extinta e será levada até o Município de Piratini, onde permanecerá acesa o ano inteiro no Palácio da República Rio-Grandense.

O Rio Grande do Sul nos oferece um riquíssimo folclore, que é seiva da hospitalidade do povo rio-grandense, onde germinam usos e costumes espontâneos. Tem o gosto marcante do chimarrão, a alegria contagiante dos fandangos e o olhar matreiro do Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário